um poquinho do flamengo
CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO

Clube de Regatas do Flamengo
O Clube de Regatas do Flamengo é um clube poliesportivo brasileiro com sede na cidade do Rio de Janeiro fundado para disputas de remo em 1895. Criado no bairro de mesmo nome, o clube mudou-se para o bairro da Gávea na primeira metade do século XX.
Sua atuação no futebol iniciou-se em 1912. Suas maiores glórias neste esporte são o Campeonato Mundial de Clubes e a Copa Libertadores de 1981. Além disso, o Flamengo é o recordista de títulos do Campeonato Brasileiro de Futebol, cinco conquistas, e detém, ao lado do Botafogo, a maior seqüência invicta do futebol brasileiro, 52 jogos sem derrotas em 1979.
O Flamengo é o clube com o maior números de torcedores do Brasil de acordo com pesquisas do IBOPE[1] e Datafolha. Estima-se ter uma torcida entre 30 a 35 milhões de torcedores só no Brasil.
Numa pesquisa feita pela FIFA[2], o Flamengo foi eleito o 10° maior clube do século XX, segundo maior do Brasil e quarto das Américas.
Em 2007, foi sancionado pelo governador Sérgio Cabral Filho o Dia do Flamengo[3]. A data comemorativa no calendário do estado do Rio de Janeiro homenageia a fundação do clube rubro-negro.

A era Zico - Os anos 80
A década de 80 foi a época mais importante na história do Flamengo. Ao conquistar quatro vezes o Campeonato Brasileiro, uma vez a Taça Libertadores da América e o Campeonato Mundial Interclubes, o Flamengo foi considerado O Time da Década
Embora já possuísse a maior torcida do Brasil, o Flamengo só conquistaria o Campeonato Brasileiro a partir da década de 1980. Com Zico na equipe, o rubro-negro conquistou seu primeiro título brasileiro em 1980. No ano seguinte, levantou a Taça Libertadores da América em sua primeira participação e, depois, o Mundial de Clubes ao bater o Liverpool da Inglaterra, por 3 a 0, em Tóquio. Zico ganhou o prêmio de melhor jogador da decisão.
Nos anos seguintes, o Flamengo de Zico ainda continuou conquistando títulos. Sagrou-se bicampeão brasileiro em 1982 e 83. Neste mesmo ano, Zico deixou o clube para ir jogar na Udinese (Itália). Dois anos depois, voltou ao Brasil. Em 1987, foi um dos principais responsáveis pela conquista do Campeonato Brasileiro de 1987 (Copa União). Em um time onde orientava os jovens Bebeto, Leonardo, Ailton, Zinho, e contava com os experientes Leandro, Andrade, Aldair e Renato Gaúcho.
Em 1988, apesar do Flamengo ainda possuir Zico e todo o grande elenco do ano anterior, foi superado pelo Vasco da Gama no Campeonato Carioca, sendo derrotado quatro vezes consecutivas para a equipe cruzmaltina do artilheiro Romário e assim permitindo o bicampeonato vascaíno. Nessa época, uma das grandes dificuldades do Flamengo foi os constantes problemas de joelho de Zico, que quase sempre abandonava os campos antes do final da partida.
Após o fim do Campeonato Carioca, vários titulares importantes deixaram o clube, como Andrade, Renato Gaúcho, Leandro e Edinho (que se transferiu para o Fluminense), e outros, como o goleiro Zé Carlos e o artilheiro Bebeto, desfalcaram a equipe para defender a Seleção Brasileira durante as Olimpíadas de Seul. Não contratando substitutos à altura, o Flamengo teve participação regular no primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Permitiu a quinta vitória consecutiva do arqui-rival Vasco, porém teve algumas vitórias marcantes (5 a 1 sobre o Guarani em pleno estádio Brinco de Ouro e 1 a 0 sobre o Santos no Maracanã, no jogo de maior público do primeiro turno). No segundo turno, já estando sob o comando do técnico Telê Santana e mesmo com todos seus titulares de volta, o time perdeu várias partidas e estava prestes a perder suas chances de classificação.
Até que chegou o dia em que o Flamengo enfrentaria o já classificado Fluminense, no famoso Fla-Flu. A equipe tricolor zombou da equipe rival, dizendo coisas como "fechar o caixão do Flamengo". Porém, com uma vitória através de um gol do artilheiro Bebeto, o Flamengo iniciou sua empreitada rumo à classificação. Este Fla-Flu foi marcado pela estréia do então júnior rubro-negro Marcelinho Carioca no futebol profissional. A partir dessa vitória, o Flamengo não mais foi derrotado no segundo turno, seguindo vencendo e empatando. Na última rodada, o Flamengo teve dois desafios: vencer o Atlético Mineiro e superar o São Paulo na classificação. Ambos adversários eram concorrentes diretos a uma das vagas para a segunda fase. O Flamengo havia feito sua parte no Maracanã, ao vencer a equipe mineira por 2 a 0, gols de Zinho e do ex-atleticano Sérgio Araújo. Mas o São Paulo vencia o seu jogo contra o Goiás por 1 a 0, e conquistava a vaga. Até que, num gol do jogador goiano Jorge Batata, o tricolor paulista cedeu o empate e também a vaga, pois Flamengo e São Paulo tinham o mesmo número de pontos ganhos no segundo turno, mas o Flamengo possuía maior número de vitórias, o qual era o primeiro critério de desempate.

Porém, no segundo turno, após empatar em 3 a 3 com o Botafogo num jogo praticamente ganho, onde Zico abriu o marcador com um golaço de falta e o zagueiro Gonçalves estragou a vitória do Flamengo ao fazer um gol contra e permitir a reação do adversário, e perder duas partidas (Porto Alegre e Vasco), o rubro-negro entregou a Taça Rio ao invicto Botafogo, que mais tarde se sagraria campeão carioca sobre o mesmo Flamengo, após 20 anos de jejum de títulos. Pelo Campeonato Brasileiro de 1989, o Flamengo teve participação discreta, porém com algumas vitórias expressivas, como 2 a 0 (gols do júnior Bujica) sobre o rival Vasco, que já possuía o ex-rubro-negro Bebeto no seu elenco. Outra grande vitória aconteceu quando Zico fez sua última partida oficial pelo clube, numa goleada de 5 a 0 sobre o Fluminense em Juiz de Fora, onde o ídolo abriu o placar com um belíssimo gol de falta (em soma, no ano de 1989 o Flamengo marcou dez gols no Fluminense e não sofreu nenhum. As vitória foram 4 a 0 e 1 a 0 no Campeonato Carioca e 5 a 0 no Campeonato Brasileiro). Em 1990, diante de um Maracanã lotado, Zico faria a sua partida de despedida do Flamengo.
No Flamengo, Zico foi muitas vezes artilheiro do Estadual de Futebol de Rio de Janeiro e também do Campeonato Brasileiro de Futebol. Um grande feito para um jogador de meio campo. O craque também foi diversas vezes eleito o melhor jogador do Brasil, da América e do Mundo por revistas e jornais especializados em futebol.

Cronologia
1895, 17 de novembro - Fundação, no casarão de Nestor de Barros, número 22 da Praia do Flamengo, Zona Sul do Rio de Janeiro
1911 - Disputa o Campeonato Carioca pela primeira vez
1914 - Ganha o primeiro Carioca
1914/1915 - Primeiro bicampeonato do Campeonato Carioca
1920/1921 - Segundo bicampeonato do Campeonato Carioca
1925, 1927, 1939 - Campeão carioca
1942/1943/1944 - Primeiro tricampeonato do Campeonato Carioca
1953/1954/1955 - Segundo tricampeonato do Campeonato Carioca
1961 - Campeão do Torneio Rio-São Paulo
1978/1979/1979 especial - três títulos em dois anos no Campeonato Carioca
1980 - Campeão brasileiro pela primeira vez
1981 - Campeão da Copa Libertadores da América, e da Mundial de Clubes e do Campeonato Carioca
1982 - Campeão brasileiro pela segunda vez
1983 - Campeão brasileiro pela terceira vez
1986 - Campeão Carioca
1987 - Campeão da Copa União. Contabilizado como um Campeonato Brasileiro pelo STJD e pelo clube dos 13, mas não oficializado pela CBF. Ver Mais.
1990 - Campeão da Copa do Brasil pela primeira vez
1991 - Campeão Carioca
1992 - Campeão brasileiro
1996 - Campeão estadual invicto e Campeão da Copa Ouro Sul-Americana.
1999 - Campeão da Copa Mercosul
1999/2000/2001 - Quarto tricampeonato do Campeonato Carioca
2001 - Campeão da Copa dos Campeões
2004 - Campeão Carioca
2006 - Campeão da Copa do Brasil pela segunda vez.
2007 - Campeão da Taça Guanabara pela décima sétima vez.
2007 - Campeão Carioca

Ligações externas
Página oficial
Globo Esporte Online - Seção Flamengo
Site da FIFA com o título "Flamengo: a sleeping giant awakens" (inglês)
Artigo da Gazeta Esportiva, manifestando o apoio dos meios de comunicação ao Flamengo em 1987.
Depoimento do craque argentino Maradona sobre sua simpátia pelo Clube de Regatas do Flamengo, e admiração por Zico.
Flamengo Campeão Carioca 2007 - Globoesporte
gols do zico
Comentários
Olá, obrigado pelo seu comentário, lembrando da regra principal para todos que é o respeito.
Obrigado pelo seu comentário, continue comentando!
OBS:. Não fazemos upload de nehum arquivo, todos os links contidos aqui, são da própria internet.